Pesquisas
Processos experimentais e linguagem em design visual
Os estudos sobre processos e linguagem no campo do design visual são essenciais para a concepção de espaços e mídias de comunicação e informação na sociedade e cultura contemporâneas. Com o avanço das tecnologias digitais, surgem novas formas de expressão que se associam às tradicionais, gerando uma rede complexa de mensagens. Por outro lado, o entendimento das várias linguagens constituintes do design (visual, verbal, sonora), e de suas relações, são estes campos profícuos para a pesquisa contemporânea em projeto visual, permeando os campos da arte, da arquitetura e do design. A pesquisa organiza-se a partir de estudos teóricos e práticos, com ênfase nos procedimentos experimentais que promovam a articulação dos vários elementos da linguagem visual. O projeto é abordado como processo e construção de linguagem, tendo em vista o contexto contemporâneo do Design, suas novas materialidades e meios de representação que, associados aos meios tradicionais, produzem uma rede complexa de mensagens.
Design do livro e narrativas visuais
O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o design do livro composto por narrativas predominantemente visuais, destacando-se a sua relação com características estruturais e sensoriais deste suporte. Os estudos abrangem a conceituação de livro-objeto, livro-imagem, livro ilustrado, denominações dadas a livros cujas narrativas exploram o uso de imagens gráficas (desenho, gravura etc.), fotográficas e/ou digitais, junto à tridimensionalidade do suporte.
Laboratório de Programação Gráfica da FAU USP: projeto, processos e linguagem gráfica
A pesquisa visa levantar, organizar e analisar peças gráficas produzidas no Laboratório de Programação Gráfica da FAUUSP (LPG), desde a sua fundação, na década de 1970, até a atualidade, assim como os processos de projeto e linguagem associados às técnicas e tecnologias utilizados para a sua produção. Trata-se de resgatar a memória deste laboratório que carrega parte da história do design gráfico brasileiro, e que teve e tem participação fundamental na formação dos alunos desta Faculdade, com a orientação de técnicos e professores de Programação Visual. O Laboratório atua em três frentes de atividades: desenvolvimento de projeto editorial, produção gráfica e ensino. Esta pesquisa será um importante ponto de partida e de fundamentação para futuras investigações de caráter experimental no campo do design gráfico, podendo acolher pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Pesquisas
Design, memória e narrativas visuais: A ilustração como ferramenta de pesquisa e interpretação de narrativas socioculturais
A pesquisa tem o objetivo de avaliar e compreender o fenômeno do engajamento da audiência em perfis de redes sociais a partir dos princípios de Sintaxe Visual, Alfabetismo Visual, Composição, Escala, Contraste e Gestalt na geração consciente de tecnoimagens. Os perfis analisados têm como principal caraterística o vínculo com revistas originalmente publicadas no meio impresso. Buscar-se-á compreender a relação entre os conceitos de Design Editorial aplicados nos projetos gráficos destas revistas e a composição gráfica do conteúdo visual veiculado nos perfis de Facebook e Instagram das publicações. A base iconográfica resultante da coleta sistematizada do conteúdo visual será o subsídio para a compreensão das possíveis relações entre engajamento e Sintaxe Visual. Como resultado, espera-se obter um conjunto de diretrizes destinado à orientação de designers, jornalistas e editores para a geração consciente de imagens com alto potencial de engajamento nas redes. A métrica obtida será aplicada em protótipo de aplicativo (app), software ou plugin para análise e edição automática de imagens com registro de patente. Prevê-se ainda fase de teste do aplicativo-piloto com um grupo de usuários desses perfis. A ferramenta deverá contribuir para a edição rápida e automática de imagens para um desempenho potencializado de engajamento nas redes sociais.
Visual storytelling and evolving cross-platform design on the bottom of the pyramid
This research plan to be carried out during the next two years - 2020 to 2022 aims to analyze media and information target at the New Brazilian Middle Class, also called C Class. Brazilian social pyramid has undergone a significant change, reversing the tendency verified between 2002 and 2014. Such changes, together with technology improvements, have changed the strategy of content creation on different communication platforms, considering print and digital media. Considering the generation of Visual Storytelling and Evolving Visual Design, the research will identify cases of adaptation of visual and editorial language to establish an iconographic data base. Human aspects such as cognitive, emotional and persuasive effects and their behavioral consequences among readers will be considered during the work. The research's results will be the publication of a website with analyzed cases and the registration of successful methods of those cases for later testing and reproduction in other vehicles targeted at the same audience.
Minha casa, minha alma: um retrato feminino do interior da casa popular em comunidades paulistanas
A pesquisa tem como objetivo fortalecer a interação da Universidade de São Paulo com a sociedade, favorecer a inovação no sentido de contribuir com o desenvolvimento nacional, estimular a concretização dos direitos humanos e a redução de desigualdades por meio da democratização de acesso ao design e à arquitetura no âmbito da habitação popular brasileira em grandes cidades. Por meio de plataforma digital de produção e divulgação de conteúdo, a iniciativa busca a promoção da diversidade, do cooperativismo, da cultura e da produção artística além dos limites da universidade. O website, com desdobramento de divulgação em canais específicos de redes sociais, trará os resultados de documentação visual do interior da casa popular brasileira na periferia da cidade de São Paulo. Serão registros realizados por moradoras de comunidades e regiões em situação de vulnerabilidade da metrópole, com documentação visual do ambiente construído em que habitam, suas características estéticas, construtivas e formais. A base iconográfica gerada será subsídio para o desenvolvimento dentro e fora da USP de iniciativas relacionadas aos seguintes campos (objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas): erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; igualdade de gênero; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes
Pesquisas
Processos de Projeto no Design de Informação, Interação e Interfaces
Este projeto tem como objetivo investigar, mapear e testar processos do projeto de Design de Informação, Design de Interação e de Interfaces aplicados em artefatos digitais, que agem na comunicação entre humano e sistemas computacionais, dando ênfase na descoberta e aplicação de métodos centrados no usuário, que abordem aspectos comunicacionais, cognitivos, colaborativos e participativos. Metodologicamente o projeto adota abordagens da Pesquisa-Ação e da Pesquisa de Design em Sistemas de Informação, que visam observar as relações entre usuário e os artefatos. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida em sprints, nos quais já se obteve resultados sobre a aplicação de técnicas e ferramentas de projeto no mercado de UX, e de conhecimento sobre estudos de caso, como a definição de requisitos para a plataforma digital do Acervo Iconográfico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo.
Pesquisas
Animação brasileira contemporânea e seus desdobramentos
A pesquisa tem como objetivo investigar a animação contemporânea no Brasil, no que tange a sua história recente, seu papel como produto audiovisual, a representação da cultura brasileira na direção de arte destas animações e sua mediação em redes digitais.
História e Prática do Design Audiovisual
Pesquisa sobre os atributos e atividades das áreas de especialização do campo do Design Audiovisual: Videografia, cenografia, motion graphics, direção de arte, figurino e projeto de identidade visual. Devido a carência de referências disponíveis no campo um dos objetivos desta pesquisa é complementar a bibliografia das disciplinas Grafismo Eletrônico do CTR-ECA- USP e PV5 Mídia Eletrônica no Curso de Design da FAUUSP. Futuramente o material que está sendo compilado poderá ser transformado em um livro e DVD, que poderá servir como referência histórica e visual para os profissionais e estudantes do campo de Design especializado em movimento.
Pesquisas
Tecnologias Imersivas em Saúde e Educação.
Quando atividades de aprendizagem em contextos reais são inviáveis, de alto custo, perigosas e/ou eticamente inapropriadas, como é o caso de treinamentos na área da saúde, a Realidade Virtual(RV) e a Realidade Aumentada(RA), ou genericamente ?tecnologias imersivas?, são os meios mais adequados para se propiciar experiências realistas com menores custos e maior segurança. Por serem ainda pouco exploradas e haver uma grande demanda por recursos e espaços de aprendizagem que propiciem a chamada ?aprendizagem autêntica?, há grandes oportunidades para desenvolvimento e inovação nesse setor. Mas há também obstáculos, como acesso e custos. Projetos anteriores, coordenados pelo proponente, nas áreas de odontologia e enfermagem, geraram protótipos que possibilitaram comprovar a viabilidade e o potencial das tecnologias imersivas na saúde e educação. Agora, propõe-se evoluir tais protótipos para produtos robustos, de fácil implantação e manutenção, e avaliá-los em situações reais de treinamento em escolas e faculdades. Adicionalmente, é proposto o desenvolvimento de recursos educacionais imersivos inovadores (hardware e software), como um módulo imersivo e gamificado para ensino de anatomia e uma seringa háptica de baixo custo, a qual permita aos estudantes treinarem remotamente procedimentos que envolvam inserção de agulhas. Por fim, visando-se ampliar as possibilidades de uso das tecnologias imersivas, será realizada uma prospecção em duas frentes: na área educacional, indo além da área de saúde; e na prática profissional em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Gamificação no Ensino de Anatomia.
Pesquisa aplicada sobre a gamificação de um ambiente imersivo para ensino de anatomia da cabeça e pescoço, a ser utilizado em cursos de odontologia e em outros da área da saúde que tenham essa matéria em seu currículo.
Pesquisas
Docente no Departamento de Projeto da FAUUSP, integra o Grupo de Disciplinas de Planejamento Visual (GDPV) nas graduações em Design e em Arquitetura e Urbanismo. É jornalista e designer gráfica, mestra e doutora em Design pela UFPE. Atualmente, finaliza mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural na UFSCar. Atuou como docente em faculdades e universidades em Recife e em São Paulo, dentre elas: o departamento de Design da UFPE, a pós-graduação da Escola da Cidade e a graduação em Design da ESPM-SP. É membro do LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual) da FAUUSP e tem experiência de pesquisa nas áreas de design editorial e da notícia, design da informação, memória gráfica e história do design, com especial interesse na interface entre design visual, produção de alimentos e ativismos pela terra.
Pós-graduação
Anamaria Amaral Resende Galeotti
Bases para desenvolvimento de um projeto cromático para áreas urbanas renováveis com uso de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada.
Pesquisadora Colaboradora.
Diego Enéas Peres Ricca
Mediadores de conteúdo e tecnologia digital em museus: análise comparativa entre processo de projeto e uso.
Doutorado em Design
Olivia Chiavaretto Pezzin
O processo de desmaterialização da mídia revista do ponto de vista dos designers gráficos brasileiros — encontros e desencontros.
Doutorado em Design
Susana Narimatsu Sato
Ver e compartilhar ciência: O uso de imagens digitais na divulgação científica.
Doutorado em Design
Maria Luísa Acioli Falcão de Alencar
A artesanalidade no Design Editorial: vínculos, simulação e visualidade em livros independentes.
Doutorado em Design
Eliete de Souza Della Violla
Design, memória e narrativas visuais: A ilustração como ferramenta de pesquisa e interpretação de narrativas socioculturais
Mestrado em Design.
Marina Castelo Zilbersztejn
Tipografia posta à prova: investigações gráficas experimentais entre texto e visualidade
Mestrado em Design.
Carolina Grespan Carvalhaes
Gravura impressa, imagem multiplicada: formas de representação da cidade e seus desdobramentos no design gráfico.
Mestrado em Design.
Renata Morettin
Mestrado em Design
Sarah Rocksane Santos Silva de Araujo
Etnodesign Na Moda: Considerações Sobre A Utilização De Saberes, Símbolos E Ícones Indígenas Na Produção De Moda Contemporânea.
Mestrado em Design.
Tiago Oliveira Valentim
Análise do Design System dos Portais do Governo Federal
Mestrado em Design.
Graduação
Marco Antonio Christini
Memória e produção editorial do Laboratório de Programação Gráfica da FAUUSP: Projeto, produção e linguagem gráfica.
Iniciação Científica
Marina Vezzani Ferreira de Santana
Memória e produção editorial do Laboratório de Programação Gráfica da FAUUSP: Projeto, produção e linguagem gráfica.
Iniciação Científica
Gabriela de Freitas Rivas
Memória e produção editorial do Laboratório de Programação Gráfica da FAUUSP: Projeto, produção e linguagem gráfica.
Iniciação Científica
João Vitor Pereira Moura
Design, racismo e a representatividade negra em revistas e jornais brasileiros: o panorama antes e depois de George Floyd e João Alberto Silveira Freitas.
Iniciação Científica
Victória Tzung Lima Soares
Design gráfico popular: estudo multiplataforma da Revista Tititi, do impresso às redes sociais.
Iniciação Científica
Fernanda Soares Kajita
Design editorial contemporâneo: análise e diagnóstico multiplataforma da Revista Caras.
Iniciação Científica
Maria Eduarda Esperança Baracho
Design para cidadania: design e direito no combate à violência doméstica contra a mulher.
Iniciação Científica
Caio Koichi Iguti Enabe
Design para cidadania: design e direito no combate à violência doméstica contra a mulher.
Iniciação Científica
Luiza Yoshimura
Design para cidadania: design e direito no combate à violência doméstica contra a mulher
Iniciação Científica
Ingrid Silva Sabino
Visualização de dados em redes sociais: infográficos sobre as eleições presidenciais de 2022 nos perfis dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de São Paulo
Iniciação Científica
Bernardo Pereira Fonseca Rodrigues Soares
Revista Contraste: Do Conteúdo à forma
Extensão
Rebecca Cabral de Souza Cavalcante
Revista Contraste: Do Conteúdo à forma
Extensão
Wesley Silva Santiago
ArqXP: experiências inovadoras em construção
Extensão
Pedro Daré
ArqXP: experiências inovadoras em construção
Extensão
Gustavo Menossi
ArqXP: experiências inovadoras em construção
Extensão
LIVROS PUBLICADOS
CURCIO, G. O. F.; MAZZILLI, C. T. S. (Org.) ; GALEOTTI, A. A. R. (Org.) . Primeiro Seminário de Pesquisa do Laboratório da Imagem: Análise de Imagens para a Pesquisa em Design. 1. ed. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2023. v. 1. 116p.
CURCIO, G. O. F.. Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo 150 anos: Missão Excelência. 1. ed. São Paulo: Content XP Comunicação Ltda., 2023. v. 1. 300p.
CURCIO, G. O. F.; PRATA, D. ; FREIRE, M. Casas do Brasil: conexões paulistanas. 1. ed. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2020. v. 1. 175 p. ISBN: 978-65-992097-0-3
CURCIO, G. O. F. Madeira: matéria-prima para o design. 1. ed. São Paulo: Senai-SP, 2014. v. 1. 152 p. ISBN: 978-85-8393-020-4
CURCIO, G. O. F.; MUYLAERT, R. ; KEPPLER, P. História Revista - Associação Nacional de Editores de Revistas - 25 anos (1986-2011). 1. ed. São Paulo: Associação Nacional de Editores de Revistas, 2011. v. 1. 156 p. ISBN: 978-85-65189-00-2
CAPÍTULOS DE LIVROS
CURCIO, G. O. F.; SAKURAI, T. . A Sustentabilidade e a Moradia. In: Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho e Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias. (Org.). Sustentabilidade: conexões entre o indivíduo, o planeta e a cidade. 1ed.São Paulo: Laboratório da Sustentabilidade - POLIUSP, 2023, v. 1, p. 60-68.
BARRETO, G. M. ; MAZZILLI, C. T. S. The interface and connection of playful design with language, culture and context - An approach based on contemporary creative processes. In: Younghwan Pan and Renato Antonio Bertão. (Org.). EXPERIENCE DESIGN Korea & Latin America Research Exchange. 1ed.Seoul: Human and Design Press, 2021, v. 1, p. 82-89.
RICCA, D. E. P. ; MAZZILLI, C. T. S. Mediação de conteúdo e tecnologia digital em museus: estratégias projetuais para enriquecimento da experiência do visitante. In: Ernane Rosa Martins. (Org.). A Produção do Conhecimento na Engenharia da Computação. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2019, v. 1, p. 131-150.
ROMANI, E. ; MAZZILLI, C. T. S. . Methodological procedures for the interpretation of images present in tactile illustrated books. In: Luciane Maria Fadel; José Guilherme Santa Rosa; Cristina Portugal. (Org.). Selected Readings of the 8th Information Design International Conference Information Design: Memories. 1ed.São Paulo: Blucher, 2019, v. 1, p. 231-246.
VIGGIANI, A. ; GUTFREUND, D. ; MAZZILLI, C. T. S. Além da tinta sobre papel: design total no livro-álbum. In: Maria Zilda da Cunha, André Luiz Ming Garcia. (Org.). Imagens em migrações poéticas [recurso eletrônico]: miradas potenciais. 1ed.São Paulo: SERVIÇO DE EDITORAÇÃO FFLCH/USP, 2021, v. 1, p. 79-94.
ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
SANTOS, N. F. G. ; CURCIO, G. O. F. A IMAGEM NA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETO GRÁFICO E NARRATIVA VISUAL EM LIVROS-IMAGEM. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 28, p. 306-318, 2024.
CURCIO, G. O. F, SAKURAI, T. GONZAGA, L. Ressignificação de resíduos para produção de playgrounds na periferia das metrópoles brasileiras. Revista Universidad y Sociedad, Universidad de Cienfuegos, Cuba. ISSN eletrônico: 2218-3620 ISSN impreso: 2415-2897
CURCIO, G. O. F.; SANTOS, M. C. L. Móvel popular: design para a nova classe média. PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP, v. 24, p. 74, 2017.
CURCIO, G. O. F. A evolução estética das revistas femininas populares brasileiras. Estudo de caso: revista AnaMaria. La Tadeo DeArte, v. 7, p. 92-119, 2021.
CURCIO, G. O. F.; SHIMOMURA, A. P. Remote design for a better life: popular housing on the outskirts of São Paulo and Rio de Janeiro. Livrable Environments & Architecture International Congress, Trabzon, Turquia, 2021.
BARROCAL, C. ; MAZZILLI, C. T. S. . Designing with generative systems: a creative-processes-oriented discussion. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 30, p. 105-120, 2022.
G, ANAMARIA A. R. ; MAZZILLI, C. T. S. Bases para desenvolvimento de um projeto cromático como intervenções de melhoria em áreas urbanas degeneradas usando tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. DATJOURNAL DESIGN ART AND TECHNOLOGY, v. 5, p. 22-34, 2020.
GUTFREUND, D. ; MAZZILLI, C. T. S. . O silêncio em FLICTS. La Tadeo DeArte, v. 7, p. 120-149, 2021.
VIGGIANI, A. ; MAZZILLI, CLICE DE TOLEDO SANJAR . Cem anos de invenção e matemática em Armin Hofmann. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 28, p. 110-126, 2020.
RICCA, D. E. P. ; MAZZILLI, C. T. S. Difusão da informação em museus: tecnologia digital, interação e diálogo. VIRUS, v. 2, p. 1-15, 2019.
RICCA, D. E. P. ; LUPO, B. M. ; DINIZ, J. ; VERAS, L. ; MAZZILLI, C. T. S. Attention, stimulus and Augmented Reality for urban daily life education on a social peripheral setting: the Streets that tell stories AR app. INTERACTION DESIGN AND ARCHITECTURE(S) JOURNAL, v. 1, p. 179-197, 2022.
SILVA, C. A. P. ; MAZZILLI, C. T. S. Does chromatic lightness have an impact on the perceived odor of Brazilian perfumes? Color Culture and Science Journal, v. 12, p. 63-74, 2020.
TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS
CONTREIRAS, J. ; MAZZILLI, C. T. S. . Cecília Jucá, Graphic Artist: The Books 1ª Paca and Escritura, by the Hands of the Author. In: ICDHS 10th+1 Back to the Future: The Future in the Past, 2018, Barcelona. Back to the Future: The Future in the Past. ICDHS 10th+1 Barcelona 2018. Conference Proceedings Book. Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2018. v. 1. p. 205-209.
CURCIO, G. O. F, SAKURAI, T. GONZAGA, L. Ressignificação de resíduos para produção de playgrounds na periferia das metrópoles brasileiras. Simposio Universidad, conocimiento e innovación para el desarrollo sostenible. MAE – Universidad Nacional de Cuba, 2022.
CURCIO, G. O. F. Geometría, sintaxis visual y composición para el proyecto visual. Memorias del Congreso Internacional sobre la Enseñanza de las Matemáticas, v. 5, p. 509-516, 2021.
CURCIO, G. O. F. FAU Escola Internacional: experiencia didáctica sobre raza, género y clase. In: XII Congreso Virtual Latinoamericano de Enseñanza del Diseño, 2021, Buenos Aires. Actas de Diseño de la Facultad de Diseño y Comunicación de la Universidad de Palermo, Edición N°37. Buenos Aires: Facultad de Diseño y Comunicación de la Universidad de Palermo, 2021.
CURCIO, G. O. F.; BARATA, F. S. ; DAYE, C. Printing techniques for graphic designers: e-learning experience for undergraduate student engagement. 8th International Conference on Higher Education Advances (HEAd22), 2022.
LIMA, V. S. ; MAZZILLI, MAZZILLI, C. T. S. Produção e memória do Laboratório de Programação Gráfica da FAU USP: bases para criação de ficha catalográfica. In: 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design, 2021, Curitiba. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2021. v. 9. p. 1703-1709.
NIVOLONI, G. ; RICCA, D. E. P. ; MAZZILLI, C. T. S Processos de projeto de espaços destinados ao livre brincar infantil: interações e experimentações como diálogos entre o designer e o usuário. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2019, Joinville. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 6. p. 2536-2551.
MAZZILLI, C. T. S.; GOLDCHMIT, S. ; BULLEJOS, G. ; DEMUTH, M. C. Experimental processes for space design. In: 3th International Conference on Environmental Design, 2019, Marsala. 3th International Conference on Environmental Design Conference proceedings. Palermo: New Digital Frontiers, 2019. v. 1. p. 71-76.
RICCA, D. E. P. ; LUPO, B. M. ; MAZZILLI, C. T. S. Uso contemporâneo de TDICs para interação em museus: Estratégias conceituais de design de artefatos para fomento da mediação de conteúdo. In: 4º SEBRAMUS – Seminário Brasileiro de Museologia: Democracia: desafios para a universidade e para a museologia, 2020, Brasília. Anais do 4º SEBRAMUS – Seminário Brasileiro de Museologia: Democracia: desafios para a universidade e para a museologia. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. v. 1. p. 602-630.
RICCA, D. E. P. ; MAZZILLI, C.T. S. Inteligência artificial e realidade aumentada em museus: estratégias projetuais para potencializar a mediação de conteúdo expográfico por meio do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em dois estudos de caso nacionais. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v. 6. p. 1903-1914.
RICCA, D. E. P. ; MAZZILLI, C.T. S. Use of digital technology in museums: the knowledge construction about art mediated by artificial intelligence. In: XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 2018, São Carlos. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2016. v. 5. p. 630-638.
RICCA, D. E. P. ; MAZZILLI, C.T. S. Content mediation and digital technology in museums: design strategies to enrich the visitor's experience. In: XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 2018, São Carlos. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2016. v. 5. p. 621-629.
ROMANI, E. .; MAZZILLI, C. T.S. A interpretação da imagem tátil pelo leitor cego: uma metodologia para coleta e análise de dados. In: 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação, 2018, Natal. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2017. v. 4. p. 67-76.
SATO, SUSANA NARIMATSU ; MAZZILLI, CLICE DE TOLEDO SANJAR . Tipografias em uso pelas universidades: um levantamento tipográfico a partir de websites universitários. In: 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design, 2021, Curitiba. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blusher Design Proceedings, 2021. v. 9. p. 162-173.
SILVA, C. A. P. ; MAZZILLI, C. T. S. O cheiro como informação no design de embalagens: um estudo de produtos fragrantes. In: 9º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2019 e o 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2019, 2019, Belo Horizonte. Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019. v. 6. p. 84-98.
OUTROS TIPOS DE PRODUÇÃO INTELECTUAL RELACIONADA
CURCIO, G. O. F LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO, São Paulo, Brasil: Curador da Exposição Pauliceia 2.0. Projeto com fomento FAPESP, coordenado pelo Prof. Dr. Luis Ferla (Universidade Federal de São Paulo) e pelo Prof. Dr. Fernando Atique (Universidade Federal de São Paulo) desenvolvido em parceria com o ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO e a EMORY UNIVERSITY, Atlanta, Estados Unidos. 2021
CURCIO, G. O. F LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO, São Paulo, Brasil: Curador da Exposição Pauliceia Esfacelada. Projeto com fomento FAPESP, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Atique (Universidade Federal de São Paulo). 2021
CURCIO, G. O. F CHINA PRODUCTIVITY CENTER, New Taipei City, Taiwan: Membro do Júri do Taipei International Design Award. 2021